Donkey Kong é um gorila, personagem de um video jogo criado em 1981 por Shigeru Miyamoto.
Existe uma lenda urbana que diz que o primeiro nome Donkey Kong é uma má-tradução de monkey ("macaco"). No entanto, a verdade é que Miyamoto escolhera donkey ("jumento") porque representa a "estupidez do macaco".
Originalmente vilão de um jogo para arcade de mesmo nome, no qual o jogador deveria salvar Pauline (mario) raptada pelo gorila. O jogo foi um enorme sucesso e acabou por dar origem ao famoso mascote da Nintendo, Mario.
Em 1982, a Universal Studios processou a Nintendo por achar Donkey Kong muito parecido com King Kong, sem saber que King Kong já entrara para domínio público. Foi considerado um dos grandes vacilos da história dos video jogos.
Donkey tornou-se herói em Donkey Kong Jr., onde o seu filho vai salvá-lo de Mario (personagem principal no jogo anterior). Em Donkey Kong 3, Kong invade uma estufa e é perseguido pelo seu dono.
Em 1982, o jogo Donkey Kong foi lançado para Atari 2600 através da Atari e da Coleco (que desenvolveu o programa para o console) e no ano seguinte, lançaram Donkey Kong Junior para a mesma plataforma. Em 1994, a Nintendo resolveu pedir à produtora de jogos britânica Rareware (também conhecida como Rare), para fazer um novo jogo de Donkey Kong. Em 1994 apareceu assim Donkey Kong Country, considerado um salto no mundo dos video jogos. O jogo, produzido para o console SNES, apresentava gráficos jamais vistos numa plataforma de 16 bits. Nos dois anos seguintes foram lançadas duas sequências: Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest e Donkey Kong Country 3: Dixie Kong's Double Trouble, respectivamente.
Os jogos foram levemente adaptados na série Donkey Kong Land para Game Boy e "portados" para o Game Boy Advance.
Clique na imagem para aumentar |
Em 1999 foi lançado outro título da série, desta vez para a Nintendo 64, Donkey Kong 64.
Hoje os direitos estão novamente com a Nintendo, já que a Rareware passou a fazer parte da Microsoft Game Studios.
Em 2003, a Nintendo lançou o revolucionário jogo Donkey Konga, estrelando Donkey Kong que desta vez não correrá, pulará ou esmagará Kremlings. O jogador deve batucar no bongo-controller na altura certa que os ícones passam na tela ao ritmo da música. O jogo causou tanto sucesso que deu origem a um sucessor, Donkey Konga 2 e, futuramente, Donkey Konga 3. Um outro jogo, de plataformas, controlado pelos bongos chamado Donkey Kong: Jungle Beat para Game Boy Advance também foi lançado.
Em 2010, a Nintendo com a Retro Studios, lançou Donkey Kong Country Returns. Neste, foi feito modificações como a ausência dos répteis e fases sob a água. Nele, o jogador deverá salvar as bananas roubadas pela Tiki Tak Tribe. O jogo foi bem recebido pela crítica e pelo público.
Considerando todas essas afirmações, pode-se dizer que a série DKC foi uma das maiores marcas no universo dos games, sendo lembrado como uma das mais importantes séries do mundo.
Também no ano de 1999 ele figurou como um dos personagens de Super Smash Bros para no Nintendo 64, reaparecendo nas suas sequências Super Smash Bros Melee e Super Smash Bros Brawl, para o Game Cube e Wii respectivamente.
Ele participou da maioria dos jogos da série Mario Party e também de Mario Super Sluggers para Wii. Ele apareceu também no jogo Punch Out! Wii, como adversário final no modo Title Defense, e como personagem jogável.
Donkey esteve em todos os Mario Kart com exceção da versão SNES, onde foi substituído por DK Jr. Na série existem várias pistas relacionadas com o universo do personagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário