Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Crash Bandicoot

Crash Bandicoot é o primeiro jogo da série de mesmo nome. Foi lançado pela Naughty Dog para o PlayStation 1 em 31 de agosto de 1996 na América do Norte, em novembro do mesmo ano na Europa e em 6 de dezembro no Japão.


Os cientistas do mal Neo Cortex e Nitrus Brio,planejam criar um exército de animais mutantes para dominarem o mundo. Apesar dos avisos do Dr. Nitrus Brio de que a máquina (chamada Vórtice de Cortex) ainda estava incompleta, Cortex ainda quer testá-la em mais um animal (o Crash Bandicoot, nosso futuro herói). Como foi previsto, o experimento falhou e Crash não adquiriu a maldade. Crash então foge do castelo, mas deixando sua namorada, Tawna, para trás. Ela também é alterada e aprisionada para observação no castelo de Cortex, e agora cabe a Crash voltar ao castelo, derrotar os cientistas e seus capangas e salvar sua namorada.


O jogo se passa nas fictícias Ilhas Wumpa, um arquipélago situado na costa noroeste da Austrália e possui 32 fases, sendo seis delas de chefes e duas fases secretas. Com exceção dos chefes, todas as fases contém caixas a serem quebradas. Se todas as caixas forem quebradas e o jogador chegar ao final da fase sem morrer, ou morrer antes do primeiro check point da fase, ganhará um diamante . Esses diamantes são importantes porque habilitam o final secreto na fase "The Great Hall" ("O grande salão"). As caixas podem conter vários itens úteis, como Frutas Wumpa, Moedas (Figuras) de Bônus que são do Dr. Neo Cortex (só tem apenas 2 e serve para abrir as fases secretas), Dr. Nitrus Brio e da Tawna, Moedas (Figuras) de Crash e Máscaras de Aku Aku.



Todos os personagens são dublados por Brendan O'Brien.

Inimigos

  • Papu Papu: Papu Papu é um chefe de uma tribo de índios que vive em N. Sanity Beach. Ele não é do lado de Cortex mas Crash invade seu território, fazendo ele e seus índios o atacarem. Crash ganha de Papu Papu pulando na cabeça dele, desviando de seus ataques, que ele faz com um cajado. Crash vence os outros índios com um javali das criações de javalis da tribo.
  • Ripper Roo: Ripper Roo é um experimento, realizado da maquína Vortíce de Cortex. Ele é um Canguru azul e louco, que fica no topo de uma cachoeira da Ilha Wumpa. Fica pulando na arena, e Crash o derrota pulando nas TNTs (Na verdade são big TNTs).
  • Koala Kong: Um coala muito forte, assim como Ripper Roo foi um experimento da máquina de Cortex. Ele é a última fase da Ilha Wumpa, em minas de lava. Crash desvia dos seus ataques, que ele faz jogando pedras, também desvia das TNTs e derrota Koala Kong revidando o ataques de pedras.
  • Prinstripe: Um rato gangster, eleito por Cortex, chefe da área Cortex Power da Ilha de Cortex. Usa uma poderosa metralhadora para acabar com Crash. mas ele desvia dos seus ataques,fazendo ele atirar no centro,dando-se por vencido-o.
  • Dr. Nitrus Brio: Parceiro de Cortex e seu melhor amigo. Tem dois parafusos na cabeça e se veste de verde tendo o mesmo tamanho de Cortex. Usa seus experimentos contra Crash e no final toma outro frasco e fica muito forte. Mas Crash o derrota-o.
  • Dr. Neo Cortex: O vilão fica em seu dirigivel, atirando com sua arma a laser. Mas o lazer verde pode ser revertido para seu lançador, fazendo-o Cortex ser derrotado e cai de seu dirígivel. Após as fases o seu castelo ficou em chamas, assim como seus planos. Mas vilões, não são faceis de derrotar...

Crash Bandicoot foi criado pelos fundadores da Naughty Dog: Andrew Gavin e Jason Rubin. O desenvolvimento do jogo começou em agosto de 1994, quando Gavin e Rubin contrataram Charles Zembillas e Joe Pearson para ajudar a criar a aparência do personagem principal.
O jogo começou a ser desenvolvido na Califórnia, e depois foi movido para Massachusetts. O personagem principal se chamaria Willy Wombat, mas seu nome foi mudado para Crash Bandicoot. A Sony se tornou a distribuídora oficial do jogo em março de 1995, e o jogo foi anunciado ao público em maio de 1996, na Electronic Entertainment Expo.
Crash Bandicoot recebeu avaliações favoráveis dos críticos. Game Revolution comparou fortemente o jogo com Donkey Kong Country e acrescentou que "tudo está muito bem estruturado, com alguns dos melhores controles que eu já vi ou senti em um jogo. Os gráficos são mais suaves e nítidas do que em outros títulos de Playstation. Mas como um jogo de plataforma, ele não tem nada de realmente novo ou revolucionário". IGN observou que "fundos lindos e animação suave e sedosa , fazem deste um dos títulos mais bonitos disponíveis para o PlayStation. O controle é muito bom, embora seja um pouco lento em alguns dos níveis." Zach Meston do GameSpot disse que o jogo era "tão plano quanto atropelamentos em uma rodovia de quatro pistas", mas observou que o jogo tem "ambientes de selva brilhantemente coloridos e complexos que possuem verdadeira diversidade de forma e textura".
Em novembro de 2003, Crash Bandicoot vendeu aproximadamente 6,8 milhões de unidades em todo o mundo, tornando-se o jogo de PlayStation mais vendido de todos os tempos. O sucesso do jogo resultou em um relançamento para a linha Sony Greatest Hits em 15 de setembro de 1997 e para o Platinum Range em março de 1998. Crash Bandicoot foi o primeiro jogo não-japonês a receber um "Prêmio de Ouro" no Japão por vender mais de 500.000 cópias. O jogo passou quase dois anos na lista do NPD dos 20 jogos mais vendidos do PlayStation, e só saiu desse top 20 em setembro de 1998.

Crash Bandicoot recebeu duas sequencias diretas: Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back e Crash Bandicoot 3: Warped, além de dois jogos de corrida de karts, Crash Team Racing e Crash Nitro Kart, sendo que todos foram desenvolvidos pela Naughty Dog e lançados para PlayStation, sendo que Team Racing foi o último jogo da série criado pela companhia antes dela começar a desenvolver a série Jak and Daxter.
Depois de Team Racing, a Eurocom desenvolveu o último jogo da série para PlayStation, o party Crash Bash. Depois desse, vários outros jogos foram lançados de inúmeras desenvolvedoras diferentes, se tornando uma franquia multiplataforma e uma das mais vendidas de todos os tempos, com 40 milhões de cópias vendidas em 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário